Mimo: festival de música brasileiro gratuito agita Amarante neste fim de semana
A partir desta sexta-feira, 18 de julho, a cidade de Amarante, no Norte de Portugal, respira música e cultura. A cidade recebe o Mimo Amarante, festival promovido pela brasileira Lú Araújo. Todos os anos, milhares de pessoas viajam para a cidade com o objetivo de participar da festa, que ocorre em vários pontos da cidade, de forma gratuita.
"Realizar um festival gratuito com essa dimensão nos dias de hoje é um verdadeiro ato de resistência e compromisso com a cultura. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social — e é isso que nos impulsiona a seguir em frente, com o mesmo entusiasmo de sempre, destaca Lú Araújo, que vive entre o Brasil e Portugal.
O cartaz deste ano conta com dezenas de artistas, em um total de 18 nacionalidades diferentes, como lema "o mundo cabe em Amarante". Uma das principais características do Mimo é a diversidade de povos, com artistas de vários continentes e visitantes de várias partes do mundo.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Para Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, valoriza esta diversidade. "Para além da dimensão cultural, o festival contribui para a valorização turística e social de Amarante, trazendo à cidade visitantes de diferentes origens e proporcionando novas dinâmicas econômicas e culturais” e conclui que “a realização de mais uma edição do MIMO reforça a posição de Amarante enquanto cidade criativa e atenta à importância da cultura na construção de uma comunidade mais participativa e plural", ressalta, citado em comunicado.
Entre os grandes nomes do palco estão Ana Moura, Chief Adjuah ex-Christian Scott, Daddy G (Massive Attack), Philippe Cohen Solal (Gotan Project), Juliana Linhares e Mocofaia. Ao todo, serão três dias de música.
Além dos shows, o evento com mais de 60 atividades gratuitas, como workshops, visitas guiadas pela cidade, fóruns de ideias e atividades especiais para as crianças. Em 2024 o Mimo reuniu mais de 70 mil pessoas.
amanda.lima@dn.pt