Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Lisboa: brasileiras promovem conscientização contra a violência de gênero
Foto: Leonardo Negrão

Lisboa: brasileiras promovem conscientização contra a violência de gênero

A iniciativa marca a presença de Lisboa na mobilização internacional que ocorre hoje em diversas cidades do mundo.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

"Você não está sozinha". Esta é a mensagem que o grupo Mulheres do Brasil, núcleo de Lisboa, passou na manhã de hoje (01) em uma ação de conscientização sobre o combate da violência de gênero. O DN Brasil acompanhou o ato, que ocorreu próximo à Torre de Belém, cartão postal da cidade. A iniciativa marca a presença de Lisboa na mobilização internacional que ocorre hoje em diversas cidades do mundo.

"Estamos fazendo a nossa parte nessa luta", resumiu Luciana Ferreira, líder do núcleo na capital portuguesa. O grupo distribuiu balões laranjas, laços da mesma cor e um marcador de livros "violentômetro", com alerta sobre atitudes que são crimes e que podem escalar para o feminicídio.

Ao DN Brasil, Luciana destaca que a violência de gênero é um problema real entre as brasileiras que vivem em Portugal. "Já recebemos casos muito graves", conta. Segundo Luciana, as mulheres que precisam de ajuda podem entrar em contato pelas redes sociais ou pelo telefone 910 537 481. De acordo com a imigrante, a maior parte dos contatos é feita por mensagem, porque "geralmente as mulheres não podem falar".

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O grupo presta apoio psicológico e jurídico de forma gratuita, além de ter uma parceria com a Associação de Apoio à Vítima (APAV). "Temos condição de ajudar, queremos dizer para as brasileiras aqui que não estão sozinhas", explica. Apesar de estarem um número reduzido de participantes na marcha, as Mulheres do Brasil ressaltam que o importante é a mensagem que querem passar, não só hoje, mas todos os dias: basta de violência contra as mulheres.

Atos semelhantes foram realizados em Braga e no Porto hoje, cidades que também contam com núcleos do Mulheres do Brasil. O grupo Mulheres do Brasil existe desde 2013 e está presente em todo o mundo. Hoje são mais de 100 mil participantes em diversos países. Além do combate à violência de gênero, o coletivo também promove ações de apoio ao empreendedorismo feminino e outras temáticas. A atual presidente é a empresária Luiza Helena Trajano.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Consulado do Brasil alerta sobre subtração internacional de crianças
A situação é considerada crime quando um dos responsáveis retira a criança ou adolescente do país de residência para morar em outro território.
Creche em Lisboa antecipa festinha de natal para família brasileira participar
Quando soube que a família de Mateus, um dos primeiros alunos matriculados, iria voltar para o Brasil ainda em novembro, a equipe não teve dúvidas em fazer a confraternização mais cedo.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais