Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Forró, samba e imigração são destaque em semana acadêmica dedicada à língua portuguesa em Berlim

O público é composto por estudantes de diferentes cursos e níveis linguísticos e pessoas interessadas nas culturas portuguesa, brasileira e dos países africanos de língua portuguesa.

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Forró, samba e imigração são destaque em semana acadêmica dedicada à língua portuguesa em Berlim
"Introdução ao forró" é um dos workshops da semana acadêmica dedicada à língua portuguesa. Foto: Fábio Poço / Global Imagens.

Texto: Agência Lusa / DN Brasil

A Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, realiza uma semana acadêmica dedicada à língua portuguesa, com leituras, workshops e uma palestra com representantes de vários países lusófonos sob o tema "Português Língua Pluricêntrica".

"O objetivo é divulgar a língua portuguesa e as culturas de língua portuguesa na Universidade e na comunidade. Para além disso, proporcionar aos estudantes a possibilidade de participar em atividades de caráter acadêmico, cultural e lúdico, sempre em português", afirmou a professora Manuela Krühler, uma das organizadoras do evento à agência Lusa.

Nesta quarta-feira (12), os alunos vão poder participar de um workshop de "Introdução ao Forró" e de "Samba no Pé". Já no dia seguinte, serão discutidos os temas da imigração alemã no Brasil e o português como língua pluricêntrica, característica dos idiomas que possuem mais de uma variação nacional.

"O público é composto por estudantes de diferentes cursos e níveis linguísticos, colegas e outras pessoas interessadas nas atividades relacionadas com as culturas portuguesa, brasileira e dos países africanos de língua portuguesa", apontou a professora Manuela Krühler.

A semana começou com a leitura de poemas de Camões por estudantes de português da FU Berlim, para celebrar os 500 anos de nascimento do poeta, comemorados esta segunda-feira (10). Foram também lidos poemas de autores brasileiros e portugueses contemporâneos sobre Camões, como Sophia de Mello Breyner Andresen, Carlos Drummond de Andrade, Jorge de Sena, Manuel Alegre e Ana Luísa Amaral.

"É importante dar visibilidade aos estudos de português na universidade e fora do espaço acadêmico, promover atividades que permitam aprofundar os conhecimentos linguísticos e culturais e criar redes de contato e de trabalho entre os estudantes de português", destacou Manuela Krühler.

A semana vai realizar também um ato oficial marcando o dia da língua portuguesa na universidade na sexta-feira (14), com a participação de representantes de vários países lusófonos, incluindo o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe.

dnbrasil@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais