Festival em Aljustrel junta culturas do Alentejo e do Brasil
Será a 7ª edição do festival, que terá shows, desfiles de samba, cante alentejano e gastronomia dos dois países.
Texto: DN Brasil
O município de Aljustrel recebe neste fim de semana o Festicante, um festival que junta culturas do Alentejo e do Brasil. Shows, desfiles de samba e o cante alentejano, são alguns dos destaques da 7ª edição do Festicante, que decorre entre sábado (21) e domingo (22).
A iniciativa se realiza no Parque da Vila, na cidade que faz parte do distrito de Beja, uma das principais cidades alentejanas. Segundo comunicado da Câmara Municipal, o festival "misturará os sons e a gastronomia do Alentejo e do Brasil, numa partilha multicultural".
O órgão acrescentou que o Festicante "tem se afirmado ano, após ano, no panorama regional, divulgando a cultura, em particular o cante alentejano, mas também a gastronomia e as vivências de diferentes regiões e países".
Neste ano, as festividades começam às 14:00 de sábado, com um mercado de artesanato, antiguidades e produtos locais. A programação musical, um dos principais atrativos do festival, conta com atuações de Jorge Belchior, Martim Helena, Brasil Tropical Band e do DJ Las, além do desfile de uma escola de samba. Já no domingo, será a vez de subirem ao palco os grupos Bandidos do Cante e a banda Moleques do Samba.
O cante alentejano, tradição da região e que é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade também marca presença nos dois dias de Festicante. No sábado, os grupos Flores de Primavera, Margens do Roxo, Os Cigarras, de Cantares Femininos de Aljustrel e do Sindicato Mineiro de Aljustrel se apresentam no festival. No domingo, há ainda espaço para o espetáculo juvenil "Vozes da Nossa Terra", com os grupos Fora de Tempo e Moços da Talha.
Oficinas de gastronomia, de samba e de capoeira, rodas de jogo e de maculele, exposição de pintura da autoria de Maramgoní e a mostra coletiva da NAVA complementam a programação cultural desta edição do Festicante. O evento também contará com a presença de bancas de comida, chamadas de "tasquinhas".
dnbrasil@dn.pt