Feira de franquias em Lisboa: 17% das marcas são brasileiras
A Expofranchise ocorre nos dias 18 e 19 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.
Texto: Amanda Lima
Os brasileiros compõem 17% das marcas que estarão na Expofranchise, feira de franquias que ocorre na próxima semana em Lisboa. Das 52 marcas confirmadas no evento, três vieram do Brasil, quatro nasceram em Portugal pelas mãos de brasileiros e outras duas, apesar de terem a origem em outro país, contam com brasileiros como responsáveis pelo franchising em Portugal.
Os números são da Associação Portuguesa de Franchising (APF), que promove a iniciativa. A feira será no Pátio da Galé, no centro da capital portuguesa, nos dias 18 e 19 de outubro. A entrada é livre, mas é necessário fazer a inscrição neste link.
“Cada vez mais, Portugal é visto como um destino estratégico para investidores internacionais, e o franchising tem sido um veículo essencial para canalizar esse investimento. A facilidade de adaptação ao mercado, a estabilidade económica e os fortes laços com países de língua portuguesa, como o Brasil, são factores determinantes para o sucesso desta expansão”, destaca Cristina Matos, secretária-geral da APF. A empresária destaca que especialmente três formatos crescem no país.
”Há aqueles que trazem marcas do Brasil para alavancar em Portugal. Ou que chegam interessados em marcas com que se identificam no Brasil e que estão disponíveis para internacionalizar e trazem essas marcas na mala para poder lançá-las cá", explica. Já o segundo grupo é formado por aqueles imigrantes que criaram seus próprios modelos de franquias.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
"Temos vários desses casos na APF. Criaram aqui o seu modelo, alavancaram, testaram e, quando chegam neste momento, contactam-nos porque estão prontos para transformar em franchising. Depois, temos o terceiro grupo, que é formado pelos que querem ser franqueados de marcas que já estão implementadas e que lhes permitem empreender com mais segurança”, explica a secretária-geral".
Entre as 16 marcas que lançarão o seu modelo de franchising na feira, metade são geridas por brasileiros. São elas: Lavanteria, Detroit SteakHouse, School of Rock (vindas no Brasil); Seventh Brunch, Enjoy Joy, Techbody (nascidas em Portugal, pelas mãos de brasileiros); e Aqui e Fireaway (masters adquiridos por brasileiros). O franchising foi responsável por 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal em 2023, acima dos 7,23% do ano anterior. Em 2023, o franchising foi responsável por 185.423 postos de trabalho em Portugal, representando 27% do total de empregos no país.
amanda.lima@dn.pt