Feira brasileira da Fábrica Braço terá aconselhamento jurídico para imigrantes
A advogada Priscila Corrêa e o advogado André Lima, colunistas do DN Brasil, vão prestar aconselhamento gratuitamente.
Texto: Amanda Lima
Imigrantes que participarem da Feira Cultural Brasileira da Fábrica Braço de Prata no domingo (17) poderão ter aconselhamento jurídico gratuito. A iniciativa, apoiada pelo DN Brasil, será realizada pela advogada Priscila Corrêa e pelo advogado André Lima, ambos colunistas do jornal.
A dupla de profissionais brasileiros estará das 13h às 18h na feira. Segundo Priscila, será um passo para levar adiante um projeto de associativismo, uma ideia antiga da advogada. "Desde 2019, ano em que saí de Cascais e fui morar em Braga, tenho pensado numa forma de auxiliar os imigrantes que necessitam de apoio jurídico mas não têm condições de arcar com os custos muitas vezes elevados dessas assessorias. Imaginei que a única maneira de resolver essa questão era dentro do conceito de associativismo", conta ao DN Brasil.
O conceito não é novo para a carioca, que já trabalhou na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. "Os meus anos de atendimento na Defensoria Pública do Rio de Janeiro acabaram por talhar minha advocacia para essa via mais assistencial. Daí a ideia do projeto. Não vamos substituir o Estado no acesso ao judiciário, mas de forma associativa vamos nos unir como uma força de apoio formada pela sociedade, mas no âmbito da relação entre particulares", explica.
Para essa iniciativa, Priscila convidou André Lima para participar." Apresentei minha ideia ao Dr Andre, que também é um jurista sensível à causa, e decidimos juntar nossas estruturas com esse propósito. Nossa associação nasce num viés de permitir a assistência às pessoas sem que isso represente um custo elevado no orçamento familiar", destaca.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Os aconselhamentos na Fábrica Braço de Prata serão gratuitos e com duração média de 15 minutos. A iniciativa faz parte da programação oficial da feira e foi bem recebida pela Fábrica Braço de Prata, que apoia o associativismo.
O evento terá também atrações culturais e musicais, exposição de artesanato e gastronomia. A entrada é livre, com convite para doações espontâneas. Todo o recurso arrecadado será destinado ao Carnaval de Rua 2025 em Lisboa.
Esta será a quarta edição da feira, marcada sempre para o terceiro domingo de cada mês. As atividades são voltadas para a toda a família, com programas especiais para as crianças. O evento começa às 11h e vai até meia-noite. A Fábrica Braço de Prata fica na rua Fábrica de Material de Guerra 1, 1950-128 Lisboa.
amanda.lima@dn.pt