Espetáculo criado entre Brasil e Portugal estreia em Lisboa neste final de semana
O espetáculo Cabral Corpo, criado a partir de uma colaboração entre artistas de Brasil, Portugal e Cabo Verde, fará sua estreia em Lisboa neste fim de semana.
A obra, que cruza teatro, dança e performance, foi lançada no Brasil, em Porto Alegre, no dia 30 de maio, e chega agora ao palco português como parte da programação do festival Temps d'Images 2025. O festival ocorre no dias 7 e 8 de junho, no Teatro Ibérico, em Marvila.
Com encenação de Sara Estrela, a peça é interpretada por Emerson Henriques (Brasil), Nuno Barreto e Zeca Cardoso. A criação parte do pensamento político e simbólico de Amílcar Cabral, figura central nas lutas de independência africanas, e o transforma em gesto, movimento e presença no palco.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O espetáculo busca refletir, por meio dos corpos em cena, experiências da diáspora africana lusófona. Parte da ideia de que o movimento físico nasce de sentimentos internos ligados a territórios de origem e trajetórias migrantes — com destaque para o contexto cabo-verdiano e afro-brasileiro.
O Saaraci Coletivo Teatral, sediado no Porto, é formado por artistas de países de língua portuguesa. O Brasil tem papel central na peça: além de ser o local da estreia, participa do elenco e do processo criativo, em uma proposta que une memória, identidade e cultura popular em uma linguagem contemporânea.
O Teatro Ibérico, casa que recebe os espetáculos, fica localizado na antiga Igreja do Convento de Xabregas, na Rua de Xabregas, 54, em Lisboa. Os ingressos para as apresentações custam €10 e podem ser adquiridos através deste link.
nuno.tibirica@dn.pt