Escritaria: festival literário de Penalfiel homenageia Arnaldo Antunes
17ª edição do Escritaria ocorre entre os dias 21 e 27 de outubro com presenças de nomes como Marisa Monte, Adriana Calcanhoto, Mia Couto.
Texto: DN Brasil
A partir do dia 21 de outubro, a cidade de Penafiel, no Norte de Portugal, recebe a 17ª edição do festival literário Escritaria, que neste ano homenageia o músico e poeta brasileiro Arnaldo Antunes. Com uma programação dedicada a celebrar a vida e obra do artista com atrações que espelham o caráter multidisciplinar de Arnaldo Antunes, o Escritaria decorre até o dia 27 de outubro e contará com a participação de amigos de artistas de renome, como Marisa Monte e Adriana Calcanhotto.
Marisa Monte, que participou com Antunes da banda Tribalistas será uma das convidadas de Eu não sou difícil de ler, um debate musicado que será moderado por Valter Hugo Mãe e Tito Couto. O evento será no dia 24 às 22h, no Auditório do Ponto C.
Já no dia seguinte (25), será a vez de Adriana Calcanhotto participar no festival, quando se apresenta ao lado de Arnaldo Antunes e sua banda no mesmo auditório. O show está marcado para às 21h30. A cantora também tem presença confirmada em debate com o editor Jorge Reis-Sá no sábado (26), em conversa marcada para às 16h que terá moderação da jornalista Raquel Marinho. O tema do debate será a antologia de Arnaldo Antunes, Quase Todos.
No mesmo dia, às 17h00, o ator Antônio Grassi, a escritora Hérica Marmo e o investigador Ivan Lima Calvacanti participam do debate O Brasil antes e depois de Arnaldo Antunes, com a moderação do jornalista João Céu e Silva. A conversa pretende abordar o contexto do país antes e depois da ditadura e o papel da arte e do rock como uma das bandeiras da liberdade naquele período em que Arnaldo Antunes começou a aparecer no cenário artístico brasileiro.
Já no último dia do Escritaria, no domingo (27), será apresentada a performance Pequeno abismo, da artista plástica Márcia Xavier, às 15h00, a que se seguirá o debate A poesia resiste com Adolfo Luxúria Canibal e Rui Reininho, e moderação da escritora Minês Castanheira. Às 18h, o show Lágrimas no mar, espetáculo de Arnaldo Antunes com o pianista Vitor Araújo, encerra a programação da 17ª edição do Escritaria, que, nos outro dias de festival, terá também as presenças de nomes como Miguel Esteves Cardoso, Luísa Sobral e Mia Couto - confira programação completa abaixo.
O Escritaria é o único festival literário que se dedica a homenagear um escritor vivo de língua portuguesa. Todos os anos, a cidade de Penafiel se transforma, por uma semana, cidade do autor homenageado. A primeira edição aconteceu em 2008 e homenageou Urbano Tavares Rodrigues.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Desde então, o Escritaria já distingiu José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Ana Luísa Amaral e Miguel Esteves Cardoso. Este ano, a homenagem vai para o artista que é referência da música brasileira desde os anos 80. Além da bem-sucedida carreira a solo, Arnanldo Antunes fez parte de bandas como Titãs e Tribalistas e é autor de mais de 20 livros, sendo considerado um dos poetas brasileiros mais relevantes do século XXI.
A participação no Escritaria é gratuita, mas algumas sessões, como a conversa com Marisa Monte e o show de Adriana Calcanhotto e Arnaldo Antunes requerem levantamento de ingresso, seja gratuito ou pago. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do Ponto C, de terça a sábado, das 13h30 às 18h30, ou em pontocpenafiel.bol.pt.
Confira a programação completa da 17ª edição do Escritaria
dnbrasil@dn.pt