Embaixada do Brasil celebra o 7 de Setembro e faz balanço das atividades
No atendimento aos cidadãos brasileiros, ressaltou as melhorias no serviço de declaração de equivalência do Ensino Médio, que passou a ser digital. No último ano, mais de 18 mil mil documentos foram emitididos.
Texto: Amanda Lima
Os 202 anos da independência do Brasil foram celebrados no final da tarde de hoje (5) em Lisboa. A Embaixada do Brasil promoveu uma festa para comemorar a data na residência oficial do embaixador, Raimundo Carreiro Silva, no cargo desde 2022.
No discurso, além de agradecer a presença de todos, o embaixador destacou a importância dos brasileiros em Portugal nas mais diversas áreas. Carreiro citou que, nas universidades, são mais de 20 mil estudantes em diversos cursos espalhados pelas universidades do país. O embaixador também lembrou a contribuição na área do empreendedorismo e inovação.
No atendimento aos cidadãos brasileiros, ressaltou as melhorias no serviço de declaração de equivalência do Ensino Médio, que passou a ser digital. No último ano, mais de 18 mil mil documentos foram emitidos. "É algo que tem um significado extraordinário" para os brasileiros, citou Carreiro. Já no Consulado Geral do Brasil em Lisboa, comandado pelo cônsul Wladimir Waller Filho, elogiou a eficiência do serviço prestado, com 5 mil atendimentos por mês. "Não se vê filas lá na frente, pessoas na chuva e no sol, porque é tudo com marcação online", disse o embaixador.
Diante do crescente aumento de brasileiros no país, mais de 600 mil com título de residência, conforme dados exclusivos obtidos pelo DN Brasil, o chefe da diplomacia parabenizou a criação do DN Brasil junto com o Diário de Notícias. "O centenário Diário de Notícias, que foi fundado em 1864 que agora tem um suplemento mensal e um site, o DN Brasil", disse.
Outro destaque no discurso foi a relação diplomática do Brasil com Portugal, que completa 200 anos em 2025. Para celebrar, celebradas com dezenas de atividades em ambos os países e a cúpula bilateral que será realizada no Brasil, uma vez que a última, em 2023, ocorreu em Lisboa. No geral, a Embaixada do Brasil recebeu mais de 130 autoridades internacionais em missão internacional no último ano.
Após o discurso, a festa teve atrações musicais brasileiras ao vivo, frevo, feijoada, caipirinha e degustação de cachaças brasileiras. O evento teve a participação de centenas de pessoas, entre diplomatas de todo o mundo, autoridades portuguesas, empresários e estudantes. O DN Brasil esteve presente e distribui exemplares do caderno especial Estudar em Portugal, que foi para as bancas nesta semana.
amanda.lima@dn.pt