Economista brasileiro José Roberto Afons, vice-presidente do FIBE, é um dos nomes confirmados.
Economista brasileiro José Roberto Afons, vice-presidente do FIBE, é um dos nomes confirmados.Foto: Paulo Alexandrino

Coimbra sedia Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais na próxima semana

Um dos objetivos do congresso é "se afirmar como um espaço de integração entre os países lusófonos e de construção de soluções fiscais inovadoras, éticas e sustentáveis".
Publicado a

Auditores fiscais de Brasil e Portugal estarão reunidos na próxima semana em Coimbra. A cidade vai sediar o Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, de 16 a 18 de junho. Com o lema “Um sistema fiscal global e inclusivo, promotor de justiça social e do crescimento econômico sustentável”, esta será a nona edição do evento. As atividades serão realizadas no auditório da reitoria da Universidade de Coimbra

Especialistas de ambos os países, incluindo brasileiros que moram em Portugal, como o economista José Roberto Afonso, do Fórum de Integração Brasil e Europa (FIBE), estão confirmados. O evento é "consolidado como um dos mais relevantes fóruns internacionais sobre administração tributária e aduaneira", destacam os organizadores.

Mais do que um espaço de debate técnico, um dos objetivos do congresso é "se afirmar como um espaço de integração entre os países lusófonos e de construção de soluções fiscais inovadoras, éticas e sustentáveis".

A cerimônia de abertura contará com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva. O ponto alto da cerimônia será a palestra magna, proferida pelo ministro das Finanças de Portugal, professor Joaquim Miranda Sarmento, ao lado do secretário especial da Reforma Tributária do Brasil, Bernard Appy. "Juntos, eles abrirão os debates sobre os rumos da tributação no século XXI, em meio a transformações tecnológicas, desafios climáticos e desigualdades sociais crescentes", ressalta o comunicado sobre o congresso.

Os painéis dos três dias de programação terão como temas:

●  Tributação e Alterações Climáticas, com participação do professor Heleno Torres (USP), Luiz de Mello (OCDE), Clotilde Celorico Palma (Univ. Lisboa) e Flávio César (Comsefaz);

●  Fraude, Evasão e Elisão Fiscal, com presença de representantes do Ministério Público Europeu (EPPO), da Law Academy, da ASJP e da Febrafite;

●  Tributação da Economia Digital, com o economista José Roberto Afonso (FIBE), e especialistas de Portugal e Espanha;

●  Inteligência Artificial nas Administrações Tributárias, reunindo nomes como Maria Cristina Mac Dowell (BID), Luís Henrique Domingues (RFB) e Maria Manuel Leitão Marques (FEUC);

●  Fiscalidade e Justiça, com participação do Procurador-Geral da República de Portugal, Amadeu Guerra, e representantes de Cabo Verde, Brasil e da Universidade de Coimbra.

No encerramento, será lida a “Carta de Coimbra” e anunciada a cidade-sede da próxima edição do Congresso, em 2026. A promoção é do Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira de Portugal (APIT), da Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais do Brasil (FEBRAFITE), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e da Law Academy.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Economista brasileiro José Roberto Afons, vice-presidente do FIBE, é um dos nomes confirmados.
Prêmio FIBE que destaca produções acadêmicas sobre Brasil e Portugal segue com inscrições abertas
image-fallback
Projeto luso-brasileiro quer fábrica de aviões no Alentejo e criar 1200 empregos
Diário de Notícias
www.dn.pt