Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Casa da Cidadania da Língua celebra 500 anos do nascimento de Camões em Coimbra

As celebrações em Coimbra começam no domingo (9) e seguem até o dia 29 deste mês. Câmara Municipal de Lisboa também anuncia eventos em homenagem ao poeta

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Casa da Cidadania da Língua celebra 500 anos do nascimento de Camões em Coimbra
Luís Vaz de Camões é considerado um dos maiores poetas da história de Portugal. Foto: Leonel de Castro / Global Imagens

Texto: Nuno Tibiriçá

A Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, terá uma programação especial no mês de junho de forma a celebrar os 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, considerado um dos maiores poetas da história portuguesa. As celebrações, inseridas no projeto "Coimbra Cidade de Camões", se iniciarão no próximo domingo (9), quando ocorrerá a estreia da peça de teatro “O olho perdido de Camões”, de Luiz Guarnieri, às 22h. A Câmara Municipal de Lisboa também anunciou programação festiva em celebração ao poeta para a próxima segunda-feira (10), quando é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Em Coimbra, a iniciativa organizada em conjunto pelo CIEC - Centro de Estudos Interuniversitários Camonianos da Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e a APBRA - Associação Portugal Brasil, tem a primeira homenagem a Camões logo no ato final da peça do dia 9. Programada para terminar à meia-noite do dia 10, o esquete tem no seu ato final a frase “Mas afinal de quem foi a ideia de celebrar o meu nascimento na hora da minha morte?”. 

Já no dia 10, quando é esperada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o artista visual João Francisco Vilhena inaugura a exposição “O Rosto de Camões”, explorando as representações visuais do poeta. O dia também conta com apresentações de Slam Poetry de Maria Giulia Pinheiro (às 10h) e Marinho Pina (às 18h30) - confira programação completa abaixo.

"A celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões é uma oportunidade única para refletirmos sobre a importância da língua portuguesa e seu futuro compartilhado com outros povos. O programa Coimbra Cidade de Camões visa não apenas homenagear o poeta maior, mas também criar um espaço de diálogo e intercâmbio cultural entre os países lusófonos. A Associação Portugal Brasil 200 anos tem orgulho de ser parte desta iniciativa que promove a cidadania da língua e fortalece os laços entre nossas nações”, declarou em comunicado o Presidente da APBRA, José Manuel Diogo.

As celebrações incluem várias atividades culturais, com destaque para as residências literárias intituladas "Camões o Estrangeiro". Este projeto contará com a participação de personalidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), promovendo uma interpretação geográfica e cultural da língua portuguesa. A primeira residência será inaugurada pelo premiado escritor brasileiro Tom Farias, que trará uma visão contemporânea sobre Camões e sua obra.

Lisboa também anuncia programação

A Câmara Municipal de Lisboa também anunciou homenagens aos 500 anos de Camões para o próximo dia 10. Às 18h00, haverá a apresentação de uma placa comemorativa do V Centenário na base do monumento dedicado ao poeta, na Praça Luís de Camões. A cerimônia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Já às 19h, o Miradouro de Santa Catarina acolhe o espetáculo de fado “Tributo a Luís de Camões”, que será interpretado por Joana Almeida, acompanhada por Sebastião Pereira, Bernardo Saldanha e Francisco Gaspar. O show é inspirado num disco da fadista portuguesa Amália Rodrigues, um dos maiores nomes do fado em Portugal. No disco, Amália dá voz a três poemas de Luís de Camões, musicados por Alain Oulman. A entrada é gratuita. 

Confira a programação do mês de junho na Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra

9 de junho

22h00 - Luiz Guarnieri apresenta a peça "O Olho Perdido de Camões".

10 de junho

10h - Slam Camões (poesia), por Maria Giulia Pinheiro

15h51 - João Francisco Vilhena inaugura a exposição "O Rosto de Camões”

17h - A Universidade de Coimbra inaugura a exposição “Camões. Letras impressas (1572-2024)”.

18h30 -  Slam Camões (poesia), por Marinho Pina

21h30 - Espetáculo musical“Eram tudo memórias de alegria”, às 21h30, no Pátio das Escolas.

15 de junho

18h - Mesa literária com Lídia Jorge, Mário Cláudio, Tom Farias e António Carlos Cortez, na Feira do Livro na Praça do Comércio. No mesmo dia, haverá a participação de outros escritores e intelectuais como Simone Paulino, Mariana Salomão Carrara, e Helena Machado, todos discutindo a narrativa feminina e a obra camoniana.

19 de junho

18h30 - “Concerto Falado”, com o músico e escritor Pedro Abrunhosa na Feira do Livro.

23 de junho

18h - Mesa literária com Luís F. Castro Mendes, Maria do Rosário Pedreira, Lauren Mendinueta, Manuel Valente, e Maria João Cantinho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra.

29 de junho 

10h - 10h - Slam Camões (poesia), por Rita Capucho.

Mais informações em https://casadacidadaniadalingua.org/.

nuno.tibirica@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais