Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Bendito Pão de Queijo: mineiro faz sucesso com comidas de Minas Gerais e Bahia em Lisboa
O mineiro Max, responsável pelo Bendito Pão de Queijo. Foto: Reinaldo Rodrigues

Bendito Pão de Queijo: mineiro faz sucesso com comidas de Minas Gerais e Bahia em Lisboa

Ao DN Brasil o mineiro Max Ferreira conta como surgiu o seu empreendimento, parada obrigatória para os fãs de comida brasileira em Arroios.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

Maxwell Carvalho, o Max, estava em Lisboa há poucos meses quando uma saudade bateu e fez com que o seu percurso em Portugal tivesse a rota completamente alterada. Bom mineiro que é, Max um dia acordou desejoso de um pão queijo, em especial o do "Nosso Pão de Queijo", restaurante de estrada em Minas Gerais que virou parada obrigatória com a fama que foi crescendo em torno de uma versão do quitute recheada com pernil e queijo da canastra. "A primeira vez que comi pão de queijo lá eu fiquei maravilhado. Quando eu saí de Belo Horizonte para morar no Rio de Janeiro, alguns anos atrás, comecei a fazer testes em casa para fazer tal e qual aquele", conta Max ao DN Brasil.

Depois de se mudar para Portugal há pouco menos de dois anos, o mineiro viu mais uma vez a saudade do tal pão de queijo bater e começou a testar uma nova receita a partir dos ingredientes portugueses. "Quando cheguei por aqui, tive que começar do zero porque o queijo é diferente. Fui fazendo para uns amigos, pessoal do trabalho, até o dia que fiz umas contas na cabeça e pensei: dá para fazer um negócio com isso aqui", relembra Max. Desde janeiro deste ano, gere o Bendito Pão de Queijo, restaurante que tem feito sucesso na região de Arroios, em Lisboa.

Desde a primeira onda de imigração brasileira em Lisboa que encontrar pão de queijo, seja em um restaurante gerido por brasileiros, seja em um café português, não é uma tarefa complicada. A ideia de Max, no entanto, foi justamente ser inovador como o restaurante de beira de estrada que frequentava na juventude, trazendo não só a típica receita mineira, mas os recheios, isso sim, difícil de encontrar não só na terrinha, mas fora de Minas Gerais.

"Conheci o Roberto, baiano, que hoje é meu sócio. Ele nunca tinha visto pão de queijo recheado e quando eu fiz uma degustação ele experimentou e falou: vai ter que sair um negócio de pão de queijo mesmo", relembra Max. Quando o brasileiro chegou em Portugal com o desejo de viver na Europa e viajar, trabalhou em diversos restaurantes e hotéis, onde conta ter adquirido uma experiência valiosa de como atender o cliente e gerir uma cozinha.

A partir daí foi começar a tocar o temido processo burocrático, algo que, para o mineiro, foi fácil de driblar. A parte mais difícil foi conseguir o lugar que desejava, pois, convicto que estava, afirmava só querer o restaurante em um lugar: na Praça do Chile, em Arroios, o primeiro lugar onde morou em Portugal. "Tinha que ser nessa praça. Talvez pelo fato de minha primeira casa ter sido aqui perto, ou de Arroios ter uma comunidade brasileira muito forte, mas essa praça em si, me encanta muito: adoro essa confusão, adoro ver pessoas de todos os tipos, de todos os lados", diz o empresário, refletindo sobre a multiculturalidade da região.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No primeiro momento, ele e o sócio Roberto não conseguiram arranjar um espaço por ali e decidiram montar o Bendito Pão de Queijo na Rua Pascoal de Melo, na Estefânia, não muito longe da localização que consideravam ideal. Aos 45 minutos do segundo tempo, no entanto, surgiu uma bendita oportunidade na Praça do Chile.

O dono de uma loja na praça, não identificado com outros projetos que foram oferecidos para seu espaço, foi atrás da dupla e disse que havia a possibilidade de abrirem um negócio ali. Muito maior que a casa da Pascoal de Melo e inclusive com esplanada, o lugar demandava também um outro desafio para o que os dois empreendedores pretendiam montar. Não foi empecilho para o mineiro que sabia que teria de ser ali: "Tinha que fazer obras, algo muito maior que o outro. Mas pensei, vamos nessa. E fechamos o negócio", conta.

União entre Minas Gerais e Bahia

Depois de meses de obras e remodelação total da antiga loja de noivas, o Bendito Pão de Queijo enfim abriu as portas em janeiro de 2024, um ano após a primeira conversa entre Max e Roberto. Com as receitas do mineiro como as principais do restaurante, foi através de uma ideia de Roberto e das mãos do cozinheiro Raimundo que a casa mineira ganhou também um sabor baiano.

"A gente ia abrir com o pão de queijo como carro-chefe, claro, mas o Roberto sugeriu colocar um cuscuz, uma tapioca e eu, apaixonado pela comida baiana, topei. Chegou o Raimundo, que também é da Bahia e um dia fez um bolinho de bobó de camarão. Confesso que lacrimejei, não acreditei no que estava comendo. Também foi para o cardápio", conta o mineiro que viu depois as culinárias dos dois estados se misturarem através de pratos como o pão de queijo recheado com carne seca e abóbora.

No cardápio do Bendito Pão de Queijo, aliás, Minas Gerais e Bahia dominam como um todo, com a variedade de pão de queijos, café coado e entradas como o dadinho de tapioca e queijo coalho marcando presença. A oferta fez com que o restaurante se tornasse ponto de encontro entre pessoas naturais dos dois estados e a localização estratégica do estabelecimento tem feito o Bendito "bombar" desde a inauguração. Max, inclusive, já projeta uma expansão, mesmo que não entre em detalhes.

"Digamos que vamos entrar no ano que vem diferente e maiores. Vamos expandir com uma pegada um pouco diferente em janeiro", diz com alegria Max que, no fim da visita do DN Brasil, questionado se havia algo que estivesse insatisfeito nesses dois anos em Portugal, foi sucinto: "Não".

Confira mais fotos do Bendito Pão de Queijo

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Sult: o restaurante carioca que atravessou o Atlântico para conquistar Portugal
Recém-inaugurada em Portugal, a casa liderada pelo chef brasileiro Nelson Soares já se destaca como uma das principais referências em culinária italiana no país.
Pizzaria recém-inaugarada por brasileiro já é uma das melhores de Lisboa
Gil Guimarães é o responsável pela Baco, considerada uma das melhores pizzarias do Brasil. No mês passado, abriu a Sofi Pizza e Vinho em Lisboa, trazendo o mesmo conceito que o consagrou no cenário gastronômico brasileiro.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais