Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Associações de imigrantes podem se candidatar para receber apoio financeiro
Foto: Carlos Carneiro

Associações de imigrantes podem se candidatar para receber apoio financeiro

Os valores vão dos 5 mil aos 50 mil euros para cada iniciativa, num total de 500 mil euros disponibilizados pelo Governo.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Até 9 do outubro, associações de imigrantes com estatuto em Portugal podem concorrer ao financiamento do Governo para o desenvolvimento de projetos. Os valores vão dos 5 mil aos 50 mil euros para cada iniciativa, num total de 500 mil euros disponibilizados pelo Governo.

As candidaturas devem ser feitas online e serão analisadas entre 10 de outubro a 30 de outubro. A execução será de 1º de dezembro a 30 de novembro de 2025. Os critérios de avaliação são diversos, como qualidade do diagnóstico, coerência, inovação, promoção da igualdade de gênero e envolvimento dos cidadãos. Também é necessário cumprir uma série de requisitos rigorosos definidos pela AIMA (consulte aqui).

Pelo país, existem várias associações de imigrantes lideradas por brasileiros, a maior comunidade estrangeira de Portugal. O programa, coordenado pela Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA), faz parte do Plano para as Migrações, anunciado em junho pelo Executivo.

Foram listadas pelso promotores algumas sugestões de temas para os projetos:

  • Contribuição para a integração de cidadãos/ãs imigrantes, promovendo a dignidade e igualdade de oportunidades
  • A mudança de atitudes e mentalidades, no âmbito da igualdade de oportunidades dos/as cidadãos/ãs legalmente residentes em Portugal, nomeadamente a nível da educação, da cultura e dos meios de comunicação social;
  • A formação técnica de suporte a iniciativas empresariais, culturais e sociais com vista a estimular a atividade empreendedora dos imigrantes;
  • A formação profissional, de forma a fomentar o aumento da qualificação profissional dos/as cidadãos/ãs imigrantes;
  • A criação de serviços de apoio às famílias imigrantes;
  • O estabelecimento de intercâmbios com associações congêneres estrangeiras ou a promoção de ações comuns de informação ou formação;
  • O estudo e a investigação de casos e medidas de integração social e de discriminação baseada na raça, cor, nacionalidade ou origem étnica;
  • A eliminação de todas as formas de discriminação baseadas na raça, cor, nacionalidade ou origem étnica.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail projetos@aima.gov.pt.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

CPLP, reagrupamento familiar e call center: o que vem por aí
O DN Brasil recebe diariamente e-mails e mensagens dos leitores e leitoras sobre estes problemas e como a comunidade é afetada por estas dificuldades.
Guia de mudanças na AIMA: onde ser atendido?
No Centro Hindu, em Lisboa, apenas são atendidas pessoas com marcação prévia, que são chamadas por e-mail pela própria AIMA.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais