Antonio Villeroy e Gelson Oliveira iniciam turnê europeia em Lisboa neste sábado
Os premiados músicos brasileiros apresentam novo espetáculo “Saídas e Bandeiras 2” na Fábrica Braço de Prata, no próximo dia 5.
Texto: DN Brasil
A nova turnê europeia dos cantautores brasileiros Antonio Villeroy e Gelson Oliveira, intitulada “Saídas e Bandeiras 2”, terá sua estreia em Lisboa neste sábado. Trinta anos após sua primeira digressão pela Europa, a dupla volta a se reunir para uma série de concertos em diversos países, incluindo França, Holanda, Áustria, Alemanha, Itália e República Tcheca. A primeira será por aqui, mais precisamente na Fábrica Braço de Prata.
Com um formato intimista de violões e vozes, o espetáculo traz um repertório que mescla temas escritos por ambos, tanto em colaboração quanto individualmente. Do lado de Villeroy, destacam-se canções como Mais Uma Vez, do recente álbum Banquete, e parcerias como Sinais de Fogo e Pra Rua Me Levar, popularizadas por Ana Carolina, sua principal intérprete. Já Gelson Oliveira traz sucessos como Literatura Brasileira e Tempo ao Tempo.
Após a estreia em Lisboa, a turnê segue para outras cidades europeias, com retornos agendados para Portugal em novembro. A dupla se apresentará em Évora, no dia 7 de novembro, Cascais, no dia 8, e Sesimbra, no dia 9. Ao final da turnê, os artistas gravarão um álbum no estúdio Quinta Aumentada, em Montemor-o-Novo, com o repertório do espetáculo.
“Nada poderia me deixar mais feliz nesse momento do que estar no palco outra vez com meu grande irmão e parceiro, Antonio Villeroy, nesta gira pela Europa. São muitas histórias para contar”, declarou em nota Gelson Oliveira.
A dupla se conheceu em 1979 e dividiu o palco inúmeras vezes ao longo dos anos, até expandirem sua atuação para o mercado europeu em 1994, com a turnê Saídas e Bandeiras. O título do espetáculo remete às expedições do século XVIII no Brasil, fazendo alusão ao movimento inverso dos artistas em direção à Europa. Na época, encantaram o público com um repertório que incluía composições próprias e clássicos da música brasileira.
Com uma carreira sólida de mais de 40 anos, o cantor e compositor Antônio Villeroy é um dos nomes mais gravados do Brasil, com cerca de 300 canções interpretadas por artistas como Ana Carolina, Gal Costa, Maria Bethânia, e até internacionais como John Legend. Vencedor de diversos prêmios, incluindo o Troféu Açorianos e o Prêmio Sharp, ele é também produtor e possui seu próprio selo musical.
Já Gelson Oliveira começou na música aos 15 anos e desenvolveu uma carreira de sucesso no Brasil e no exterior. Em 1993, venceu o Prêmio Sharp pelo álbum Imagem das Pedras, com participações de Gilberto Gil e Paulo Moura. Conhecido por sua bela voz e raízes afro-brasileiras, realizou inúmeras turnês pelo Brasil, América Latina e Europa.
Apresentação da dupla na Fábrica Braço de Prata no próximo sábado está marcada para às 21h30.
dnbrasil@dn.pt