Coimbra: comunidade criada por brasileira estimula empreendorismo de imigrantes
"Amigos de Coimbra" é um projeto de Amire Tauil, residente em Portugal há seis anos. Além de proporcionar o "networking", empresária ajuda o imigrante a se integrar ao país.
Texto: Nuno Tibiriçá
Desde que se mudou para Coimbra, há seis anos, a brasileira Amire Tauil busca formas de estimular o empreendedorismo de imigrantes em Portugal. No ano de 2018, Amire criou a comunidade "Amigos em Coimbra", uma rede de apoio que reúne empresários e imigrantes brasileiros em Portugal e que tem o objetivo de conectar pessoas a oportunidades de emprego, moradia, negócios e convívio.
De lá para cá, já são mais de 26 mil pessoas e 50 empresas participantes no negócio, que expandiu para fora de Coimbra, tendo também representantes em lugares como Viseu, Lisboa e Porto. “O meu trabalho teve início com uma demanda pessoal. Eu estava sozinha em Portugal e o meu filho ainda era muito pequeno. [...] Precisava de uma rede de apoio e descobri que muitos outros brasileiros tinham a mesma necessidade”, declara Amire.
A brasileira chegou ao país para cursar doutorado na Universidade de Coimbra e veio acompanhada de seu filho Davi, hoje com nove anos. Desde então, o "Amigos de Coimbra" se tornou um grande sucesso: nas redes sociais, o projeto alcançou forte reconhecimento do público de imigrantes e também cidadãos portugueses, tendo atualmente um alcance mensal de 1,8 milhões de pessoas no Instagram oficial da empresa, que conta com cerca de 65 mil seguidores: a maioria são imigrantes que buscam concretizar o sonho de ter sucesso na Europa.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Os anos de dedicação ao projeto renderam à Amire o prêmio de reconhecimento como empresa que mais apoia imigrantes brasileiros em Portugal na Premiação Estrela do Atlântico. Além de proporcionar o networking entre os empresários, Amire também busca ajudar na integração dos brasileiros em Portugal. Ela criou um aplicativo para buscar vagas de emprego no país, além de serviços no site oficial da comunidade no qual disponibiliza canais de apoio aos imigrantes em diversos serviços.
Ajuda com revalidação de diplomas, assessoria jurídica externa com advogados, assessoria interna para emissão de certificado PB4 e agência de marketing digital são algumas das ferramentas disponíveis na plataforma. “Também auxiliamos o imigrante na elaboração de um currículo que seja atrativo para as empresas. Isso porque o modelo em Portugal é bastante diferente do europeu e também do modelo brasileiro”, afirma.
Para o próximo ano, o plano de Amire é ampliar ainda mais a rede que conecta Portugal e Brasil. A empreendedora planeja abrir um escritório no Brasil com a assessoria de uma advogada especialista em imigração. A ideia é que a profissional preste assessoria para brasileiros que pretendam mudar para cá, ajudando com vistos, processos de nacionalidade portuguesa, italiana e outros tipos documentações. “O nosso foco é prestar um serviço seguro ao imigrante e quanto maior for o nosso leque de produtos, melhor”, finaliza a empreendedora.
nuno.tibirica@dn.pt